sábado, 31 de dezembro de 2011

Entrevista na Garagem: Philemon Brito

Bom dia amigos Leitores e seguidores deste humilde blog!
Que Jesus os abençoe grandemente nesta manhã!
Como havíamos dito, estaremos inovando o Garagem com novos quadros de matérias e para começarmos bem as inovações apresentamos o Quadro "Entrevista na Garagem", que homenageia alguns colecionadores e amigos mostrando um pouquinho de suas coleções e principalmente de quem são e como vivem.
Hoje no "Entrevista na Garagem" teremos alguns amigos nos falando um pouco sobre eles e suas coleções.
Apresento-lhes uma pessoa bem especial e com um grande papel no Garagem de Brinquedos, o Sr. Philemon, que carinhosamente Chamo de pai, amigo e irmão! Que juntamente à Sra. Salomé, sua esposa tem abençoado não só minha vida como toda a minha família.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Com a palavra nosso entrevistado:
Philemon e Sua esposa Salomé
Philemon - Coleciono miniaturas de carro.
Sou encantado com carros desde criança. Colecionar miniatura foi a forma que encontrei, para manter-me próximo deles e ter em mãos os modelos e marcas que continuo admirando.

Garagem de Brinquedos - Como você adquiriu esses itens? Desde quando você os coleciona? Nos explique.

Alguns itens de sua coleção
Philemon - Muitos, ou quase a metade, comprados em lojas daqui da minha cidade (Campina Grande PB). Os outros adquiridos através da internet, no Brasil e no exterior.
As cinco primeiras miniaturas foram adquiridas no final da década de setenta. Elas foram o embrião da coleção:
1 Fórmula-1 Lotus;
1 Lancia Stratosturbo;
1 Celica LB2000GT;
1 Porsche 935-77
e 1 BMW Lamborghini.
Todos na escala 1/64 fabricados pela Toys Masuda/Brinquedos Rei de Manaus-AM, (fábrica extinta, creio).

Garagem de Brinquedos - Qual foi a sua primeira coleção? Você começou a colecionar por gosto ou por acaso?

Philemon - Não foi por acaso. Eu comecei pensando em colecionar. Como já citei, comprei as cinco primeiras miniaturas entre 1978 e 79. Passei alguns anos sem dar continuidade à coleção, devido à intercorrências naturais, pois minha atividade requeria constantes mudanças de cidades. Então, dependia de certa estabilidade para continuar a coleção. Só no ano de 2010 é que tive a oportunidade de dar continuidade a minha coleção.

Garagem de Brinquedos - Quantos objetos fazem parte de sua coleção? Você trocaria ou venderia algum deles? Por quê?



Parte da coleção de miniaturas 1:64
Philemon - Não disponho de muitas miniaturas. Hoje tenho um pouco mais de 230 carrinhos. E comecei a ficar mais criterioso na hora de adquirir os modelos, apesar de ainda não ter definido temas ou escalas específicos. Acredito que nunca irei determinar um tema ou escala, pois me atenho aos modelos que, para mim, são interessantes ou realistas.
Não troco nem vendo meus carrinhos. Porque compro cada modelo na intensão de que faça parte da minha coleção. Não gosto de me desfazer deles. Contudo não tenho nada contra quem negocia seus modelos, isto é muito pessoal. 

Garagem de Brinquedos - Qual o seu sonho em relação a coleção? Nos explique?

Philemon - Meu sonho é ter um espaço legal para expor todos os carrinhos de forma que possam ser vistos e admirados.

Garagem de Brinquedos - Qual a maior loucura que você já fez para aumentar sua coleção? Nos explique. 

Philemon - A minha maior loucura foi encarregar uma pessoa que ainda nem conhecia (Wanderson), para reunir carrinhos que estavam sendo distribuídos por um Jornal, que circula em uma cidade há mais de dois mil quilômetros de distância de onde moro...  Considero loucura fazer essa maldade com uma pessoa até então desconhecida que, mais tarde, ainda bem, viria se tornar um verdadeiro filho, amigo e irmão, como costumo trata-lo. 

Garagem de Brinquedos - Como as pessoas do seu vínculo familiar vêem seu hábito de colecionar? E os amigos, o que acham?

Philemon - Meu hobby é bem aceito por todos da família, graças a Deus. Não tenho conhecimento de que alguém tenha se manifestado contra o meu hábito de colecionar. 

Garagem de Brinquedos - A sua paixão por esses objetos já te causou algum problema com esses núcleos (família, amigos...)? Se a resposta for sim, como foi isso? Comente. 

Philemon -Não. Problema nenhum. 

Garagem de Brinquedos - Você toma algum cuidado para conservar seus objetos? Qual?


Esta estante personalizada sabemos que a Sra. Salomé quem fez a pintura
Philemon - Cuidados normais, limpeza, conservar alguns nas caixinhas de acrílico...
Procuro mantê-los isolados da poeira doméstica, sempre que possível.

Garagem de Brinquedos - Além de colecionador você tem outras atividades? Nos conte um pouco sobre você e sua família. 


Filha e Genro
Philemon - Eu sou aposentado. Todavia, continuo em atividade, pois, tenho a missão de ajudar minha esposa nos cuidados com três pessoas idosas e enfermas, que fazem parte da família. São os meus sogros e a minha mãe. Sou órfão de pai.
Sou muito bem casado, minha esposa é uma bênção, graças a Deus; tenho um casal de filhos muito amado. Os dois são casados. A menina mora na capital e o menino próximo da minha casa. 


Filho e Nora
Garagem de Brinquedos - Gostaria de deixar uma mensagem para nossos leitores?
Presentes que recebemos de nosso amigo Phill
Philemon - Agradeço a Deus pela oportunidade que me foi dada de, através desse hobby de colecionar carrinhos, ter conhecido e adotado como filho, amigo e irmão, essa pessoa abençoada e querida, de coração acolhedor e afetivo, chamado Wanderson.
Posso dizer que este amigo foi o responsável por eu ter adquirido todos os carros da primeira coleção do Jornal Extra; ele juntou os selos do jornal, foi lá no posto de troca pacientemente e resgatou um por um todos os modelos, organizou e enviou-me com a maior boa vontade. Não tenho como pagar tamanha gentileza...
Desejo ao Wanderson e a todos os leitores do Garagem de Brinquedos, que o ano-novo seja plenamente abençoado com as divinas graças do Senhor, em forma de saúde, paz e prosperidade.
Grande abraço a todos! 

Garagem de Brinquedos  - Você quer deixar algum contato para os amigos leitores? (Ex: site, telefone, email) 

Philemon - Sim.
Meu e-mail: phydell@gmail.com


2 comentários:

  1. Wanderson, como vai ? cara, viajei legal agora ... eu podia jurar, pelos comentários que o Sr. Philemon e a D.Salomé deixavam em seus posts, que eles eram realmente seus pais ... hehehe ! eles tem realmente um carinho de pai e mãe por vc ... parabéns ! e a coleção dele tem minis muito legais tb ... Abraços, meu Amigo e irmão em Cristo !

    ResponderExcluir
  2. Querido Elias (Diecast Hunter), obrigado pelo comentário. Realmente eu e minha esposa temos um carinho especial de pais, para com o Wanderson. Ele é o nosso filho, amigo e irmão.
    Tudo começou quando eu procurava, na internet, informações sobre a coleção: Clássicos Nacionais, primeira promoção do jornal Extra do Rio de Janeiro, em 2010.
    O Google levou-me ao Garagem de Briquedos. Mandei mensagem para o titular do blog, o então desconhecido Wanderson. Ele atendeu-me com a gentileza e a presteza que lhes são peculiares, como é do conhecimento de todos.
    A partir daí nossos contatos se intensificaram e terminaram estabelecendo essa bela amizade movida a miniaturas e regida pela graça do nosso Pai e Senhor, Jesus Cristo.
    Como podemos ver, graças a Deus nosso hobby nos diverte e ajuda a fazer amigos, não é verdade?
    Abração, Elias, Deus te abençoe!

    ResponderExcluir

Sobre o nosso conteudo

-Gostaríamos de esclarecer que as imagens e informações usadas nas postagens são fruto de pesquisas em diversas fontes como, sites da internet, revistas digitais e todo tipo de material relacionado aos temas deste Blog na internet.

-Quanto às imagens, estas são de autoria própria ou coletadas em sites de busca e e-comerce na internet, recebendos seus devidos créditos quando assim disponiveis tais informações nas fontes.
Caso se sinta prejudicado com alguma informação ou imagem aqui postados, entre em contato:

garagemdebrinquedos@gmail.com para que efetuemos a remoção imediata.

Atenção! Reservamos o direito de não publicar comentários de conteúdo duvidoso, grosseiro e/ou com palavras de baixo calão.
As opiniões aqui expressas refletem a opinião do autor do comentário.
Qualquer dúvida, entre em contato conosco.

"As imagens, marcas e nomes ou personagens citados neste blog tem todos os direitos reservados aos seus donos, fabricantes e autores."

Atenciosamente,
Equipe Garagem de Brinquedos.